Está preso desde terça-feira (22), na Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, um homem identificado como Raimundo Vicente Barbosa da Silva, de 50 anos, acusado de abusar sexualmente de uma filha durante 12 anos. O caso teria ocorrido no povoado Vassoura de Botão, em Pirapemas (a 196 km de São Luís). A suposta vítima, hoje com 26 anos, teria confirmado os abusos à polícia e relatado, ainda, que dois filhos nasceram da relação incestuosa – uma menina de 5 anos e um menino de 2 meses.
Raimundo Vicente Barbosa da Silva
Segundo o delegado Leonardo do Nascimento Diniz, responsável pelas investigações, denúncias anônimas levaram à prisão de Raimundo. “A vítima relatou que foi deixada pela mãe, com os quatro irmãos, aos 11 anos, e desde os 14 era mantida em cárcere privado e sofria abusos do pai. Aos 22, ela teve a primeira filha das relações forçadas, e no ano passado teve mais um bebê”, afirmou o delegado.
Segundo a polícia, apenas a menina está com a mãe. O bebê teria sido entregue a uma família de Coroatá (a 282 km de São Luís). Agora, exames de DNA vão comprovar ou não a paternidade de Raimundo da Silva.
De acordo com a polícia, o suspeito confessou o crime no momento da prisão. "Ele afirmou à polícia que incentivava a filha a procurar um namorado, mas ela queria ficar com ele", disse o delegado Leonardo Diniz.
De acordo com a Polícia Civil, ele deve responder por cárcere privado e estupro de vulnerável.
"O que vemos é que, principalmente no interior do estado, o índice de falta de instrução é muito grande. Os autores de crimes como esse encaram a situação com naturalidade, e até mesmo as vítimas se acomodam, em alguns casos. Nossa função, portanto, é atuar na repressão a esses crimes e divulgar essas prisões para que isso sirva como alerta. O estímulo às denúncias é muito importante", afirmou o delegado Jair Lima de Paiva Júnior, superintendente da Polícia Civil do Interior do Maranhão.
Outro caso – Também no Maranhão, em junho de 2010, o lavrador José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, foi preso e condenado a 63 anos por ter abusado sexualmente de suas duas filhas. Ele teve, no total, oito filhos-netos com elas. O caso ocorreu no povoado Experimento, no município de Pinheiro (a 343 km de São Luís). José Agostinho acabou sendo assassinado e decapitado numa rebelião na Delegacia de Pinheiro, que deixou seis presos mortos. (Com informações do portal G1)