Com apoio de técnicos do ministério, temos a garantia de bons projetos e que o recurso que vai vir será bem aplicado”, disse Roseana.



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou ontem, durante reunião com a governadora Roseana Sarney (PMDB) no Palácio dos Leões, a liberação de R$ 5 milhões para obras de contenção de enchentes e desastres naturais no Maranhão.


Técnicos do ministério virão ao estado nas próximas semanas para definir com a equipe o local e como o dinheiro será aplicado. Fernando Bezerra disse que os R$ 5 milhões serão liberados até o fim de maio.

“Fiquei muito animada, porque firmamos uma parceria forte. Com apoio de técnicos do ministério, temos a garantia de bons projetos e que o recurso que vai vir será bem aplicado”, disse Roseana.

O ministro afirmou durante a reunião, da qual participaram vários secretários, o senador João Alberto de Souza (PMDB) e o secretário de Fundos do ministério, Jenner Guimarães, que o Maranhão será contemplado dentro do novo Programa Nacional de Irrigação, a ser lançado no próximo mês pela presidente Dilma Rousseff.

“Vamos mandar consultores ao Maranhão para analisar as melhores propostas nesta área, seja na recuperação de projetos praticamente parados ou abandonados, seja na identificação de áreas novas que possam merecer a inclusão por parte do ministério na carteira de projetos a serem anunciados”, declarou Fernando Bezerra.

Ações - O ministro se mostrou satisfeito com o fato do Governo do Maranhão já ter projetos prontos a serem aproveitados no Programa Nacional de Combate à Extrema Pobreza, que será lançado brevemente pela presidente da República.

Ele explicou que o programa estará focado fortemente na universalização e oferta de água principalmente para a população do semi-árido nordestino.

Roseana informou ainda que durante a reunião com Fernando Bezerra discutiu a inclusão do projeto de construção de diques na Baixada Maranhense dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC 2.


Mais


Participaram da reunião com a governadora Roseana Sarney e o ministro Fernando Bezerra o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB); o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; os secretários Hildo Rocha (Articulação Política), Olga Simão (Educação), Aluísio Mendes (Segurança), Pedro Fernandes (Cidades), Jura Filho (Projetos Especiais); o deputado federal Luciano Moreira e o chefe do Gabinete Militar, cel. Francisco Vieira...

 Informação: O Estado do Maranhão