Reuters
 
SÃO PAULO (Reuters) - A TIM Participações informou na segunda-feira que encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de 213 milhões de reais, montante quase quatro vezes maior que os 55 milhões de reais registrados em igual intervalo de 2010.

A companhia atribuiu o resultado à combinação de melhor resultado operacional, redução de amortizações e melhores resultados financeiros.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1,033 bilhão de reais, alta de 9 por cento sobre o mesmo período do ano passado. A margem no trimestre caiu de 28,7 para 27,5 por cento.

A TIM encerrou o trimestre com um aumento de 24,7 por cento na base de assinantes em relação a um ano antes, totalizando 52,8 milhões de linhas. Nos três primeiros meses do ano, a empresa contabilizou a entrada líquida de 1,8 milhão de linhas, crescimento de 45 por cento ano a ano.

De janeiro a março, a base de clientes pós-pago somou 7,7 milhões de linhas, expansão de 16 por cento sobre um ano antes, enquanto a base de pré-pago teve incremento de 26 por cento, para 45,147 milhões de linhas.

Com isso, a TIM fechou o primeiro trimestre com receita líquida de 3,8 bilhões de reais, alta anual de 13,8 por cento.

Já a receita de dados atingiu 640 milhões de reais no período, 32,3 por cento maior contra o ano anterior, respondendo por 14 por cento das receitas de serviços móveis da empresa.

Nos três meses até março, a companhia realizou investimentos da ordem de 297 milhões de reais, volume 57 por cento menor se comparado ao mesmo período do ano passado.

'A redução é principalmente determinada pela renegociação de contratos principalmente envolvendo o fornecimento de infraestrutura de rede', afirmou a TIM no balanço.

A empresa manteve a estimativa de realizar aportes de cerca de 2,9 bilhões de reais ao longo de 2011.

(Por Vivian Pereira)