SÃO LUÍS - Como parte das providências necessárias para a realização da Conferencia Estadual de Saúde, que acontecerá no mês outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está coordenando as conferências municipais de saúde nos217 municípios do Maranhão. Já foram realizadas 26 conferências, que abordaram questões locais dentro das políticas públicas de saúde e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre os temas “Todos usam o SUS!” e “SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Os municípios de Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Montes Altos, Centro do Guilherme e Nova Olinda do Maranhão já realizaram suas conferências este mês. As cidades de Senador La Rocque, Estreito, Campestre do Maranhão e Passagem Franca foram as primeiras a realizarem seus encontros no mês passado.

A efetivação das conferências municipais é a primeira fase da preparação para a Conferência Nacional de Saúde, que será promovida em novembro. Para esta fase, 16 pessoas, divididas em oito equipes, estão percorrendo as cidades dando suporte para a promoção do evento, sob a coordenação do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Segundo a secretaria executiva do CES, Isabel Macedo, a discussão das políticas de saúde em cada cidade culminará em propostas que possam ser discutidas em âmbito estadual. “Após o dia 31 de julho, data limite para que todas as cidades realizem suas conferências, elas devem elaborar um relatório contendo decisões e propostas para serem apresentadas pelos delegados (representantes) do município, e avaliadas na conferência estadual”, explicou.

O número de delegados para a Conferência Estadual é calculado com base na população local, e varia de 4 a 80, dependendo do município. Cada comissão é escolhida pelos participantes das conferências dos municípios, integrando representantes da sociedade civil, gestores e trabalhadores de saúde.

Durante a Conferência Estadual de Saúde, com data marcada para os dias 4, 5 e 6 de outubro, serão discutidas as melhores sugestões e medidas apontadas pelas comissões, para integrar o relatório estadual de propostas consolidadas, a ser apresentado durante a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, por uma comissão de 100 pessoas escolhidas durante o evento estadual.


As informações são da Secom do Estado.