Egípcio Ayman Al-Zawahiri vem sendo apontado como o possível sucessor de Osama bin Laden na Al Qaeda.

Após o anúncio da morte de Osama bin Laden, o egípcio Ayman Al-Zawahiri, de 60 anos, vem sendo apontado como o possível sucessor de Osama na liderança da organização terrorista Al Qaeda.

Al-Zawahiri, que é um cirurgião profissional, é considerado há anos o braço direito de Osama bin Laden. Os EUA atualmente oferecem uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura. Especialistas acreditam, no entanto, que esse valor pode subir caso o egípcio assuma a liderança da Al Qaeda.

Bin Laden e Al-Zawahiri se conhecerem em 1985. Juntos, acertaram a organização de milhares de combatentes voluntários árabes para lutar contra a ocupação soviética do Afeganistão. A fundação da Al Qaeda data dessa época.

Al-Zawahiri foi associado a militantes islâmicos e foi preso por pertencer ao partido islâmico “Irmandade Muçulmana” ainda na adolescência. Ele é acusado de ter organizado o assassinato do presidente egípcio Anwar el-Sadat em 1981, no que teria sido a sua primeira ação terrorista.

‘Um dos cabeças da Al Qaeda’


Após passar três anos preso por porte ilegal de armas, Al-Zawahiri viajou pela Arábia Saudita e Paquistão e depois se uniu a Osama bin Laden.

Em meados da década de 1990, o egípcio teria viajado aos EUA e ao Reino Unido em busca de doações para seu grupo. Mais tarde, Al-Zawahiri também se tornou um ideólogo da Al Qaeda. A Interpol ordenou sua busca e captura após os ataques de 11 de setembro.

O egípcio foi acusado de ser “um dos cabeças da Al Qaeda”.