Interessados em participar do ProUni (Programa Universidade para Todos) podem se inscrever para o programa a partir desta segunda-feira (20).
O candidato deve preencher o formulário exclusivamente pela internet ( http://prouniportal.mec.gov.br/ ) até o dia 24 de junho. É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um endereço de e-mail, além do número do desempenho no Enem 2010.
Para concorrer a uma vaga em cursos de graduação em universidades privadas pelo ProUni é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 e ter feito no mínimo 400 pontos no exame e ter tirado nota acima de zero na redação, além de comprovar ser membro de família de baixa renda.
As bolsas oferecidas são integrais para estudantes com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa e parciais de 50% e 25% para alunos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Professores da rede pública de ensino podem concorrer às vagas de licenciatura normal ou pedagogia, destinadas à formação do magistério da educação básica.
Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher a modalidade da bolsa e até três opções de universidades, cursos e turnos disponíveis conforme a sua renda.

Seleção
Os candidatos serão selecionados na ordem decrescente das notas em apenas uma opção de curso. No caso de empate, será considerada a melhor nota na prova de redação, seguida do melhor resultado em linguagem, código e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias em ciências humanas e suas tecnologias.

Chamadas
Serão três chamadas sucessivas nos dias 27 de junho e 12 e 25 de julho. Os prazos para entrega dos documentos na universidade escolhida vai de 27 de junho a 6 de julho, para os primeiros convocados; de 12 a 19 julho, para os segundos; e de 25 e 29 de julho para os aprovados na terceira lista.
 Lista de espera
Os interessados nas vagas remanescentes devem manifestar interesse entre os dias 6 a 8 de agosto no site do ProUni. A lista estará disponível para consulta no dia 11 de agosto, no mesmo endereço eletrônico.
 Fonte R7.com