Para os organizadores, o tema é um desafio já que no mundo digital existem o anonimato e a ação de governos que ameaçam restringir o acesso dos internautas.
Num momento em que cada vez mais pessoas têm acesso à internet, como fica a liberdade de expressão na internet? Esse foi um dos temas em debate na 6º Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, realizada em Brasília.
A conferência foi promovida pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com a câmara dos deputados. Estavam presentes empresas de televisão, rádio e jornais, profissionais de comunicação, estudantes e parlamentares. Um dos debatedores defendeu a atuação livre dos jornalistas.
“O que é uma notícia, senão um segredo revelado. A função de guardar os segredos oficiais é das autoridades encarregadas e não dos repórteres”, diz o jornalista e professor da USP, Eugênio Bucci.
Nesta edição, a conferência aborda um novo tema - a liberdade de expressão na internet. Para os organizadores, um desafio já que no mundo digital existem o anonimato e a ação de governos, que ameaçam restringir o acesso dos internautas.
Para a deputada Manuela D'Ávila, há um abismo entre o poder político e os avanços da tecnologia. “Esse tema infelizmente é tratado com um tema dos que gostam de tecnologia. E na verdade é um tema da nossa liberdade.
O ex-deputado e jornalista, Fernando Gabeira, afirmou que a luta contra a censura é mundial e lembrou o velho trote telefônico.
“O trote era exatamente o que se faz hoje na internet: as pessoas telefonavam, diziam barbaridades, ou então passavam informações falsas nem por isso a gente admitiu a possibilidade de entrar com uma censura”.
O professor Emamnuel Dias afirma que é um erro achar que existe um mundo da internet e um mundo das pessoas reais. “Quem está na internet são pessoas para o bem ou para o mal. Se houver crime, essa pessoa pode cometer, na sala, blog ou Twitter”.
A organizadora do evento acredita que é preciso estar sempre vigilante. “Estamos vivendo um aumento das sentenças judiciais que colocam a censura prévia e proibindo alguns veículos de divulgarem matérias a respeito de determinados assuntos”, explica a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco.
Para a Associação Nacional de Jornais, a discussão sobre a liberdade na internet é necessária. “A liberdade de expressão válida para qualquer plataforma é válida também para a internet”, afirma a presidente da ANJ, Judith Brito.
(Fonte: G1.com)