A saída repentina de José Luiz Datena do Cidade Alerta deixou clara a fragilidade do Departamento de Jornalismo da Rede Record, até então festejado pelos bons resultados de audiência conquistados na gestão de Douglas Tavolaro.  A manutenção do programa só deve ser decidida em 15 dias, já que na próxima segunda-feira, o ex-contratado reassume suas funções no Brasil Urgente e será possível quantificar o real estrago que isso fará no Ibope.

Mas os problemas do jornalismo da Record parecem estar apenas começando. Animado com o crescimento da audiência de seus principais programas, entre eles os jornalísticos, o SBT prepara um ataque aos profissionais da concorrente. Dois nomes que já integraram os quadros do canal de Sílvio Santos encabeçam essa lista.

Luiz Bacci, que hoje apresenta o RJ Record, e Giuliano Marcos, a frente do Balanço Geral da TV Record Litoral, são nomes na bolsa de apostas nos corredores da Anhanguera. Um dos dois deve estar a frente do novo telejornal que a emissora planeja lançar em São Paulo na hora do almoço, baseado na fórmula consagrada pela concorrente no horário: polícia e prestação de serviço.

A direção do Departamento de Jornalismo do SBT também deve tentar contratar alguns repórteres da emissora do Bispo Macedo, com o objetivo de montar uma equipe competitiva para a nova atração. Um outro programa nos planos da emissora e que pode contar com a participação dos novos contratados é uma revista eletrônica matutina, um antigo desejo do Departamento Comercial, e que agora deve sair do papel.

Espera-se que, neste momento turbulento, a Direção de Jornalismo da Record não poupe esforços para evitar baixas em seus quadros, com contratos mais longos e multas pesadas, apesar disso não ser garantida permanência de nenhum profissional descontente nos dias atuais.

por João Pedro Arruda Jr.