AFONSO CUNHA - O Dia “D” de vacinação contra sarampo e a segunda etapa da campanha contra poliomielite (paralisia infantil) acontece neste sábado (13) em todo o Maranhão. A abertura teve início as 8h, na praça da comunidade em Afonso Cunha, mantida pela Secretaria de Municipal de Saúde . A mobilização vai até o dia 16 de setembro em todo o município Afonsocunhense.

O prefeito José Leane esteve presente na abertura da campanha, e por ser conhecido na região “como prefeito amigo da criança”, e ter sido secretário de saúde durande 08 anos, fez questão de participar da vacinação.

Segundo a coordenadora de imunização Marlene Holtz, a meta é imunizar 95% das crianças do município até o dia 16 de setembro.


A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir tanto o sarampo quanto a poliomielite. A coordenadora de Imunização da SES, Helena Almeida, lembra aos pais e responsáveis que é importante levar a carteirinha de vacina da criança para registrar a dose. Todas as crianças na faixa etária prevista deverão ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas anteriormente.

 
A imunização contra o sarampo é chamada de “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

 AS DOENÇAS

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. Em todo o país, a meta é imunizar 95% das mais de 14 milhões de crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas a vacinação das crianças deve continuar porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

No caso do sarampo, o objetivo é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador da doença, uma vez que, neste momento, há um surto na Europa. Segundo a OMS, desde janeiro, já foram registrados mais de 6,5 mil casos — sendo 5 mil deles somente na França. Com a chegada das férias de meio de ano, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das mais de 17 milhões de crianças entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), em todo o Brasil.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.  A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.