Em clima de festa a prefeitura municipal de Afonso Cunha, em parceria com a secretaria de assistência social, realizou um grande evento em comemoração ao dia Nacional do Idoso nesta terça feira, 27/09 . O evento aconteceu no ginásio de esporte situado na rua Zilmar Bacelar,  Bairro Trizidela.

O prefeito José Leane esteve presente no evento, juntamente com os vereadores, Raimundo Grosso e Chico Furtado, a secretária de Assistência Social (Iolandra Pereira), Assistentes Social, e Coordenadores.

O evento contou com um público de mais de 100 Idosos, ouvindo atentamente as palestras com o Enfermeiro Pablo com tema: Hipertensão, Nutricionista (Nayana)  tema: alimentação saudável.  

Os Idosos apresentaram uma coreografia conhecido na região como dança da peneira, uma dança que requer muito equilíbrio e força física.

As 17hs30 o evento foi encerrado no ginásio de esporte, as 19hs o evento iniciou novamente com um novo estilo desta vez com uma festa exclusiva para o pessoal da 3ª Idade com músicas ao vivo com o FORROZÃO RECORDY. Os Idosos  curtiram e dançaram até altas horas.
 ENVELHECIMENTO
O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e pronto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".
Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranqüila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.