Quarta feira, 14 de setembro de 2011
SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima) realizam,  terça feira (13) e quarta-feira (14), no Hotel Abbeville, em São Luís, a "III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa" .

Com  o objetivo de debater temas relevantes, identificando avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso na perspectiva do fortalecimento do compromisso do Poder Público e diferentes setores da sociedade e de efetivação dos direitos fundamentais da Pessoa Idosa no Estado. Este evento democrático de Controle Social foi precedido pelas Conferências Municipais em 32 (Trinta e dois) Municípios Maranhenses, cujas deliberações propostas foram consolidadas para fundamentar as oficinas temáticas.

A Conferência é uma oportunidade para o diálogo e o compromisso de todos para pensar e agir reconhecendo a Pessoa Idosa como Cidadão de Direitos que precisa ser respeitado e conquistado por todos.

O evento se constitui em uma instância de caráter deliberativo para a "III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa", que ocorre em novembro, na capital federal, Brasília.

A secretária de Assistência Social do município de Afonso Cunha  (Iolandra Pereira) participou da Conferência, e em conversa com a Secretária estadual dos Direitos Humano (Luiza de Fátima Amorim Oliveira), recebeu o total apoio pelo o trabalho e atividades que estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica da secretaria de Assistência Social (Flavia e Raisa), além de frisar a importância das atividades que o município vem executando com o favorecimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

A presidente Estadual do Conselho de Assistência Social (Jacqueline), convidou a Secretária para levar as artes produzidas no CRAS do município de Afonso Cunha para expor na Conferência Estadual  da Assistência Social, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2011.

Durante o almoço com a gestora do Sistema Único de Saúde (SUAS), foi feito o convite à secretária para visitar a sede da secretaria, onde foram feitos importantes pacto para o (SUAS) para o município de Afonso Cunha.