Afonso Cunha - Cerca de 300 alunos de escolas públicas  de Afonso Cunha (MA) participaram hoje (23) de um manisfeto e uma gincana cultural como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2011. Este ano, o tema  trânsito legal.  Junto Pode Salvar Milhões de Vidas.
 
O objetivo é alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança e do respeito ao pedestre e ao limite de velocidade da via. Os alunos também receberam material educativo sobre o tema.
De acordo com os professores, essa iniciativa é uma forma de as crianças saberem desde cedo o que é certo e o que é errado no trânsito. “Procuramos falar sempre aos nossos alunos da importância do cinto de segurança, da faixa de pedestre e sinalização, e hoje virmos que as crianças estão por dentro desse assunto.”
Os estudante disseram  que iriam repassar aos pais o que aprenderam hoje “Em casa, vou chamar minha mãe e meu pai para contar sobre a importância do cinto de segurança e sinalização, e quero que eles usem sempre, e quero que meu pai dirija na velocidade da rua, não quero que ele corra. Correr não é bom porque você pode sofrer acidente de automobilístico”, disse.
Para reduzir o número de acidentes é preciso que cada um faça a sua parte. “A idéia desta semana é conscientizar os motoristas para diminuírem o número de vítimas de acidentes automobilísticos.”
Afonso Cunha é uma cidade com a taxa de acidentes quase 0%.
O manifesto foi organizado pela equipe da escola Ateneu Duque Bacelar envolvendo Professores, coordenadores e diretores.
Apoio: Prefeitura municipal de Afonso Cunha
Governo Democrático e Popular.
Vejas as fotos
Fotos: Jovelina