De acordo com a certidão de ocorrência nº 043/2011, a Escola municipal Francisco Pereira da Luz, situada no povoado Lagoa dos Pássaros à 15 km de Afonso Cunha, foi invadida hoje por volta das 14hs30min, pelo o autor conhecido por: Marco Antonio, Irmão do deputado estadual, Mágno Bacelar, conhecido por “Nota 10”. Durante a aula e enquanto a professora realizava uma prova de Religião com as crianças.

Segundo a professora Cleudinice Machado da Costa, Marcos Antonio e mais 04 elementos tiraram as crianças da escola para cometer o delito, e que além da invasão ainda subtraíram todos os móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos da Escola, causando um verdadeiro terror as crianças e a professora.

A escola ficou completamente vazia, até as carteiras escolares os elementos levaram.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
A Escola municipal Francisco Pereira da Luz Foi inaugurada dia 04 de agosto de 2011.
Reveja o post da Inauguração.

Prefeito José Leane Realiza Lançamento do Consórcio Público do Leste Maranhense

A Prefeitura Municipal de Afonso Cunha-Ma, Realizou ontem dia 04/08 o sonho de pais e alunos do povoado Lagoa dos Porcos, com a inauguração da tão sonhada escola FRANCISCO PEREIRA DA LUZ.
(Nova Escola)
Aquela velha escola de taipas onde muitas crianças estudavam por não ter outra opção de qualidade de ensino é coisa do passado, hoje estão sorrindo de felicidade por estarem em um outro recinto educador com mais qualidade e conforto.
(Esola Antiga)
A inauguração contou com a presença do prefeito José Leane, ex-prefeito Dr. Mário Bacelar, secretária municipal de educação Zizete Figueiredo, vice governador Washington Luís ( PT- MA), secretários estadual e municipal.
Durante a inauguração o prefeito foi homenageado por dezenas de alunos daquela escola, com poesias, abraços e agradecimentos.


Após a solenidade as autoridades retonaram à Afonso Cunha, as 14hs00 teve início no ginásio de esporte a abertura do lançamento do Consórcio Público Intermunicipal do Leste Maranhense, com a participação de várias autoridades dos municípios do Leste do Maranhão, como a presença ilustre do Vice Governador do Estado do Maranhão, Washington Luís ( PT- MA.



A cerimônia contou com a presença de prefeitos das cidades do leste maranhense, e alguns de seus representantes. bem como, os prefeitos de Afonso Cunha ( José Leane), o Prefeito de Duque Bacelar ( Flávio Furtado), O prefeito de Buriti de Inacia Vaz ( Nenêm Mourão), o Vice Prefeito de Aldeias Altas (Dr.Tinoco) o representante do Prefeito de Coelho Neto,( Domingos Dias ), o representante do Prefeito de Codó- Ma, o Sub Secretário de Desenvolvimento Agrário do Maranhão, o vice-presidente estadual do PEN ( Partido Ecológico Nacional ), Mário Felipe, o Presidente da Câmara de Afonso Cunha, Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho, o Representante da Casa Civil do governo do Maranhão, o vice prefeito de Afonso Cunha-Ma, (Antonio Maria Crispim, a Presidente da Associação de Vereadores da Micro Região de Coelho Neto ( Aurilania Barros),  vereadores e secretários dos municípios que compõe o Leste Maranhense.

Com o público muito participativo e atento aos discursos proferidos por autoridades, haviam faixas que pediam melhorias nas estradas, o Asfaltamento da MA- 123, saneamento básico, dentre outros debatidos nesta quinta e protocalados, para serem encaminhados á governadora do estado e também aos ministros da presidente Dilma.

Cada membro da mesa discursou durante 5 minutos, dando o seu aval a respeito deste importante consórcio para região leste maranhense.
A presidente da Associação de vereadores da Micro Região de Coelho Neto, destacou alguns avanços que viram através deste eventos,  que fortalecerá, a vida de cada município, como também a economia, a educação e estrada, Aurilania Barros destacou a participação de todos os vereadores neste papel de legislar em prol da comunidade e de todos, sem oposição e somente com trabalho e dedicação.

O vice Governador elogiou a administração do prefeito José Leane, pela a coragem e a determinação, se comprometeu com este consórcio por documentos, se colocando a disposição de todos os prefeitos, disse ainda que a MA-123 precisa de urgência para ser feita e que iria sempre manter a população informada pois não mediria esforços para a realização, acompanhou desde o inicio o evento, e esteve sempre atento as palavras por lá proferidas, ele se solidarizou com as famílias que vivem em casas de taipa a vários anos, e disse que são muitas que existem na zona rural, e até o fim do mandato e Roseana, será excluído do Maranhão todas as casas de taipa que existirem no interior do estado. Ele elogiou esta iniciativa dos prefeitos, e disse está muito feliz pela receptividade do povo Afonsocunhense e da comunidade em geral.
O vice-governador ainda caiu na dança com a secretária municipal de meio ambiente Iolandra Pereira, aproveitando a alegria do público presente.
O evento encerrou-se, ao meio dia  de hoje 05/08.