Segunda feira 12 de setembro de 2011
Brasília - Subiu para 48 o número de municípios de Santa Catarina em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado, segundo balanço da Defesa Civil divulgado no fim da tarde de hoje (12). Nove cidades decretaram estado de calamidade e outras 90 enviaram notificação de desastre.
Em todo o estado, 977.140 pessoas foram afetadas pelas chuvas e pelos estragos provocados por enchentes, enxurradas e alagamentos. De acordo com a Defesa Civil estadual, 161.957 pessoas estão desalojadas e 15,3 mil, desabrigadas. Três pessoas morreram e 170 estão feridas devido aos problemas causados pela chuva.
As cidades que decretaram estado de calamidade pública são Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras e Taió.
Hoje, o governo federal anunciou a liberação de R$ 13 milhões para as cidades catarinenses atingidas pelas enchentes. Até amanhã (13), serão enviados ao estado 3 toneladas de medicamentos, incluindo vacinas. O Ministério da Integração Nacional prepara a autorização para permitir o saque de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelos trabalhadores desabrigados pelas chuvas.
Fonte: Agência Brasil