O secretário municipal de Saúde, José de Pinho Santos Filho (foto), informou hoje que o governo José Leane de Pinho Borges (PMDB) mais que dobrou o custo dos investimentos na saúde no município, no período de 2009 a 2011. Segundo ele, foram investidos muito na construção de novas unidades básicas hospitalares. "Há um trabalho intenso de ampla reestruturação do sistema de saúde envolvendo o  município".

O Programa Nacional à Saúde do Homem foi um dos temas questionado durante a entrevista

 
Este programa criado através da portaria GM/MS nº 1944 de 27 de agosto 2009, motivado pela ausência de uma política de saúde para homens, pois existiam apenas políticas voltadas para: Crianças, Mulheres e Idosos. Além disso foi observado que o número de óbitos (mortes) dos Homens vem aumentando de forma assustadora, onde a cada 05 óbitos no Brasil 04 são Homens e o que é pior; à cada 04 óbitos na faixa etária 20/39 anos 03 são Homens.

Junto com isso observa-se também que a presença dos Homens nos consultórios médicos é bem inferior com relação as Mulheres, onde no Brasil este ano 27 milhões de Mulheres já procuraram o serviço de saúde enquanto que 2,71 milhões de Homens procuraram este serviço.

A partir de tudo isso mencionado o ministério da saúde criou o PNAISH (Programa Nacional à Saúde do Homem). Portanto havendo a necessidade de esclarecer aos Homens à importância desta política, o enfermeiro Pablo Henrique (foto) resolveu ministrar palestras nos Bairros deste município e que além de discutir um pouco esta política foi discutido também sobre temas relacionados à saúde do Homem dentre eles: Próstada. Doenças da próstada HPB (Hiperplasia Benigna da Próstada), Próstatite (Câncer de Próstada) e Câncer de pênis.

Estas palestras estão acontecendo nos Bairros de Fátima, Trizidela, Caixa D´agua, Para-Sempre, Campo Velho e Centro.

Estas palestras só foram realizadas Graças ao empenho do Prefeito José Leane,  os ACS, da Técnica de enfermagem do PSF (Fátima Medeiros)  e parcerias com as secretarias de Assistência Social, Secretaria de Esporte e Secretaria de Educação que não mediram esforços e ajudaram na realização deste evento, finalizou o Secretário.

As informações foram repassadas ao Blog, hoje pela a manhã durante uma entrevista com o secretário de Sáude e com o enfermeiro Pablo Henrique.