O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 começou a enviar os cartões de confirmação com os locais de prova. Eles serão entregues primeiro nas cidades do interior, depois nas capitais. Os Correios é a empressa responsável pela entrega dos cartões.

Nos anos anteriores os cartões de confirmação do ENEM enviados pelos Correios sempre atrasaram para alguns alunos, uns recebiam depois da prova e outros nem recebiam. Este ano de 2011 os Correios estão em greve, mesmo assim garantem entregar todos os cartões, mas não acredite nisso.

Para quem não receber o cartão via Correios, pode imprimí-lo via internet no
link abaixo. Não é obrigatório levar o cartão recebido pelos Correios, mas é obrigatório levar o cartão de confirmação, nesse caso, se não recebeu pelo Correio, deve imprimir o seu. Para acessar o sistema é necessário o número do CPF e a senha que criou no momento da inscrição. Para quem não lembra da senha, é possível solicitar uma nova senha via e-mail ou torpedo SMS no celular.
Recomendo que imprima logo seu cartão de confirmação com o local de prova do ENEM 2011. Se deixar para última hora o sistema pode está congestionado.

O primeiro dia de prova do ENEM 2011 será no sábado, dia 22 de outubro, com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; começa às 13 horas de tem duração de 4:30 hs.

O segundo dia de prova do ENEM 2011 será no sábado, dia 22 de outubro, com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação; começa às 13 horas de tem duração de 5:30 hs.

Para acessar o local de provas, nos dias de realização do Exame, é importante observar as seguintes recomendações:

- Procure conhecer o local de provas com antecedência.

- Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da federação, não sendo permitida a entrada do PARTICIPANTE que se apresentar após o horário estipulado para o fechamento dos portões.

- Recomenda-se ao PARTICIPANTE comparecer ao local de realização das provas, com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início.

- O PARTICIPANTE deve portar obrigatoriamente:
a) documento de identificação original com foto: cédula de identidade (RG), expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997.
b) caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

- Recomenda-se que o participante esteja portando o Cartão de Confirmação de Inscrição enviado pelos Correios ou disponibilizado na na internet através do link acima.

- Na capa do Caderno de Questões é apresentada a cor da capa do Caderno de Questões, e uma frase de destaque. Caberá, obrigatoriamente, ao PARTICIPANTE:
a) marcar, no Cartão-Resposta, a opção correspondente à cor da capa do Caderno de Questões, para cada dia de provas, não sendo válida, para fins de correção, mais de uma ou nenhuma marcação.
b) transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões, para cada dia de provas.

- Durante a realização das provas, o PARTICIPANTE não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros PARTICIPANTES nem utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros ou quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pen-drive, MP3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.