Afonso Cunha - A prefeitura municipal de Afonso Cunha em parceria com a secretaria de Assistência Social e Núcleo  de apoio e assistência a família  e Centros de Referência da Assistência social  (CRAS)  realizou  hoje (26/10), mais uma entrega de enxovais para as futuras mamães do município.   O  evento foi  realizado em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família  e  Centro de Referência da Assistência Social  (CRAS) que também atende  famílias em situação de vulnerabilidade social e é um serviço continuado de proteção social básica desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência (CRAS) ou “Casas de Famílias”. O CRAS presta atendimento sócio assistencial e fazem encaminhamento às redes de proteção social em cada localidade.

Na ocasião, as gestantes participaram  de uma roda de conversa e de uma dinâmica de grupo abordando as principais alterações físicas e hormonais durante a gestação, aleitamento materno  e principais cuidados que as mães devem ter com os seus filhos,  durante a gestação e após o parto e depois as futuras mamães compartilham de um lanche saudável, com alimentos importantes para a saúde do bebê.

Para que a mãe possa receber o enxoval, ela deve efetuar o cadastro na sede da Secretaria de Assistência Social. O cadastro é feito quando a mãe está no terceiro mês de gestação e a entrega é feita quando as mães estão entre o sexto e sétimo mês de gestação. Sendo que cada gestante recebe um enxoval. O programa tem como  meta contemplar  tanto as  gestantes da cidade, como também da zona rural.

Segundo a secretária de assistência social Iolandra Pereira (foto) a entrega dos enxovais incentiva as gestantes a participar das palestras educativas. "Parte dessas mães é muito jovem, estão grávidas do primeiro filho. As palestras dão orientações muito importantes para elas." Temos feito muito, graças ao apoio do prefeito José Leane, para atender a essas mulheres. Nossa intenção não é apenas oferecer o enxoval, mas ensiná-las a fazer esses trabalhos manuais, para que Deus abençoe a todas, e vocês   possam produzir outras peças e ganharem algum dinheiro para ajudar no sustento de suas famílias” finalizou a secretária.