Visando o bem estar e a comodidade de sua população e povoados circunvizinhos, a Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 04 de março de 2012, exames de ultrasson na Unidade Básica de Saúde da Família, evitando que as pessoas tivessem que se deslocar até Coelho Neto ou Caxias.

Afonso Cunha fica localizado a 47 Km de Coelho Neto e a 154 Km de Caxias. Para se chegar a Coelho Neto gasta-se R$ 6,50 (seis reais e cinqüenta centavos) e para chegar-se a Caxias se gasta R$ 21,50 (vinte e um reais e cinqüenta centavos). Ao se trazer os exames para dentro do município, o cidadão é contemplado com a comodidade de ser examinado sem ter que se ausentar até os municípios apoiadores de Afonso Cunha. 

Os exames foram realizados pelo Dr. Ronald Enrique Delgado Bocanegra, que estava atendendo pela Clinison Diagnóstico.

Foram atendidas 72 pessoas. Decorrentes desses atendimentos foram realizados 84 exames, assim discriminados:
ü25 Transvaginal
ü26 Abdominal total
ü05 Pélvicas
ü20 Obstétricas; e
ü08 Mamária.

Durante todo o período dos exames as funcionárias da Secretária Municipal de Saúde Antonia Magna de Oliveira Lima e Maria do Amparo Lima permaneceram orientando e atendendo todos os presentes.

Foi servido lanche para todas as pessoas que realizaram exames.

A Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo novos agendamentos para realização de novos exames:
Dia 16/03/2012 – EXAMES DE LABORATÓRIO; e
Dia 1º/04/2012  ULTRASSONOGRAFIA.
 
O Secretário Municipal de Saúde José de Pinho, falou com exclusividade ao Portal Afonso Cunha, que “Com esta ação a Saúde de Afonso Cunha cumpre os preceitos básicos da Lei do SUS. Garantimos o bom atendimento com acolhimento e humanização. É o atendimento chegando até o paciente, isso é o mínimo que podemos fazer pela nossa população”, disse o Secretário.

Mais uma ação do Governo Democrático e Popular.