Desde Janeiro deste ano está sendo obrigatória a apresentação do Cartão Nacional de Saúde (CARTÃO DO SUS) para os atendimentos na Rede Pública de Saúde.

Preocupado com o grande número de pessoas que não possuem o Cartão do SUS, o Ministério da Saúde irá gratificar os municípios que atingirem o mínimo de 50% de população até o dia 27/04/2012.

Procuramos o Secretário de Saúde de Afonso Cunha José de Pinho Santos Filho (foto), para saber se este serviço está disponibilizado para a população e se está funcionando, leia o teor da conversa:

Blog: O Ministério da Saúde está exigindo que o usuário tenha o Cartão do SUS! Afonso Cunha está preparado para atender esta demanda?

Secretário de Saúde: Este é um serviço que está implantado e disponibilizado na estrutura da Secretaria Municipal de  Saúde de Afonso Cunha sem qualquer tipo de burocracia.

Blog: Demora muito tempo para tirar e receber o Cartão do SUS?

Secretário de Saúde: Não existe qualquer tipo de burocracia para este serviço. O usuário comparece na sede da Secretaria e em questão de minutos realiza o seu cadastro e recebe o se Cartão.

Blog: Em Afonso Cunha existem muitos usuários sem o Cartão do SUS?

Secretário de Saúde: Temos uma população de 5.905 pessoas das quais 4.464 pessoas já possuem o seu Cartão do SUS, significando 76% de nossa população. Caso seja concretizada a questão da gratificação oferecida pelo Ministério da Saúde, nós já estamos aptos a recebê-la. Quero salientar que este percentual é fruto de um trabalho realizado em cada micro área do nosso município por meio dos nossos Agentes de Saúde que fazem a busca e a conscientização da obrigatoriedade do uso do Cartão do SUS.

Blog: O serviço está disponibilizado apenas para os moradores de Afonso Cunha?

Secretário de Saúde: Conforme estabelece a Lei do SUS o usuário tem direito a atendimento no local mais próximo de sua casa, então nós cumprimos a Lei e disponibilizamos o serviço para quem nos procura. Temos cadastrados, de acordo com o DATASUS, um total de 7.858 pessoas que já fizeram uso do nosso serviço.

Blog: Secretário estes números são reais?

Secretário de Saúde: É lógico que sim e podem ser verificados no endereço WWW.datasus.gov.br. Quero aqui aproveitar o espaço do seu Blog para convocar a todos os nossos moradores que ainda não possuem o seu Cartão do SUS para comparecerem na sede da Secretaria Municipal de Saúde e fazerem seu cadastro.