Com o objetivo de apresentar para a sociedade da região leste as propostas da primeira edição da “literart.com” foi realizado no auditório da Facema o lançamento oficial do evento, que acontecerá em Caxias,no período de 29 de setembro a 1º de outubro ,no Parque da Cidade. No lançamento, estiveram presentes, além do poeta caxiense homenageado nesta primeira edição – Salgado Maranhão- autoridades representantes das prefeituras parceiras, a exemplo de Caxias, Codó e Aldeias Altas.  A Facema também é parceira dessa iniciativa e tanto a mantenedora, Maria Aparecida Barroso Coutinho, como o diretor acadêmico da instituição, professor mestre Marcos Aurélio de Araújo Alves, prestigiaram a solenidade.

“ literart. Com – Feira de Literatura, Artes e Comércio” é uma idéia inovadora com o propósito de inserir Caxias no calendário nacional de grandes eventos.  Durante os três dias de sua realização acontecerão simultaneamente um mix de atividades culturais, desde feira livre, exposições, lançamentos de livros, apresentações culturais, além de shows no palco principal do Parque da Cidade , palestras ,painéis e work shoppings realizados no prédio da Facema.

Segundo os coordenadores da Literart.com são objetivos do evento o aquecimento do comércio local, alavancar o turismo, geral grandes oportunidades de negócios, atraindo investidores à medida que proporcionará a troca de experiências entre os participantes.

Para o diretor acadêmico da Facema, professor Marcos Aurélio, um dos que se pronunciaram na solenidade de lançamento do evento, “a iniciativa é salutar, uma vez que é uma oportunidade para Caxias se mostrar na região como um potencial de cultura , de arte e literatura, oportunizando as gerações mais novas a reconhecerem esse potencial e a valorizá-lo mais na sua vida atual”.

Ainda segundo professor Marcos,  o que justifica a participação da Facema como parceira da Literart.com “é o fato de, por ser uma  instituição de ensino superior, a Facema não se preocupa apenas com o conhecimento técnico e profissional, mas com a importância da arte e da literatura na formação humana”.