SÃO LUÍS - Em homenagem ao Dia dos Pais, cujas comemorações transcorrerão, neste domingo (12), a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) prestará, nesta quinta-feira (9), das 9h ao meio-dia, na Praça Nauro Machado, atendimento jurídico e social às pessoas que necessitarem de orientação sobre o reconhecimento de paternidade. Estará disponível também no local um laboratório para a realização de coleta de material genético do pai e da mãe que estiverem em comum acordo para a realização do teste de DNA.

As atividades integram as ações de fortalecimento do Projeto Ser Pai é Legal. Lançado pela Defensoria Estadual, em agosto do ano passado, o projeto vem transformando a vida de muitas famílias maranhenses ao dar acesso gratuito a exames de DNA, necessários ao reconhecimento de paternidade, beneficiando crianças, adolescentes e adultos cuja filiação paterna é desconhecida e, portanto, não consta no registro civil.

O evento será aberto pelo defensor geral, Aldy Mello Filho, que dará as boas vindas aos participantes. Em seguida será realizada palestra ministrada pela psicóloga Jackeline Galdino sob o tema "Pais Possíveis".

Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), por intermédio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Projeto Ser Pai Legal tem contribuído para a redução no número de investigações de paternidade ajuizadas pela DPE. Isso porque, ao disponibilizar gratuitamente exames de DNA aos seus assistidos, a instituição tem aumentado as chances e possibilidades de acordos extrajudiciais.

Segundo a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes, nos últimos dias, com a intensificação da divulgação do projeto, sobretudo nos bairros da periferia de São Luís, mais de 20 pais que pretendem regularizar a filiação de seus supostos filhos procuraram a DPE. "Muitos dos casos que temos atendido são de pais que descobrem, depois de vários anos, a existência de um filho, fruto de uma relação do passado e que, após entendimento, concordam em fazer o reconhecimento oficial sem necessitar de ação judicial", destacou.

As informações são da Secom do governo do Estado.