A reunião visa, levar informações sobre projetos de estreitar parcerias com os municípios, fazer um diagnóstico das escolas da rede estadual e municipal sobre estrutura física e pedagógica, funcionamento do colegiado escolar e grêmio, dentre outros.
Estiveram presentes na reunião o prefeito José Leane de Pinho Borges,  o vice-presidente da câmara Marcos Crispim, a Secretária de educação Zizete Figueiredo, O Secretário adjunto de estado da educação Fernando Mendonça, o professor Luis Faustino,  a coordenadora do PROLER Joseane Maria, a coordenadora do COMAE Ana Célia e a representante da inspeção escolar Josélia Oliveira, Secretários municipais, professores, diretores e pais de alunos.
"Além de apoiar os municípios em suas conferências intermunicipais, vamos aproveitar para realizar um diagnóstico da situação das escolas da rede pública estadual no que diz respeito à matrícula, condições físicas e pedagógicas das instituições de ensino, participação da família no processo educativo local, dentre outros", ressaltou Fernando Mendonça, Secretário adjunto de estado da educação.
Com a finalidade de mobilizar gestores para realização da 1ª Conferência Intermunicipal, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de abril, em Caxias/MA, para discutir o processo educacional no âmbito regional
Ao todo, serão realizadas 27 conferências intermunicipais em todo o Estado. Cada uma terá duração de dois dias e será coordenada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE). Serão realizadas palestras, debates e grupos temáticos de trabalho, com foco na elaboração do Plano Estadual de Educação. As Conferências Intermunicipais fazem parte da etapa preparatória para a Conferência Estadual, que ocorrerá em agosto, em São Luís.
A CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema. Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.