Governo presente nos municípios(Imagem:Assecom/Governo do Maranhão)
(Foto: Arquivos-Tribunadomaranhão.com.br)


A governadora Roseana Sarney e comitiva iniciam o segundo mês de atividades do Governo Itinerante visitando nesta segunda-feira (6), os municípios de Anapurus  e Mata Roma.
O setor da agricultura terá destaque nesta etapa. Em Anapurus, a agenda da governadora destaca participação na solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013 na microrregião do Baixo Parnaíba – segundo polo produtor do grão no estado; o primeiro é a região de Balsas. A safra deste ano na região está estimada em 201 mil toneladas de grãos, volume 25% maior que o registrado no ano anterior.
Além disso, haverá entrega de sementes selecionadas de feijão e de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf). Serão distribuídos 1.370 Kg de sementes somente em Anapurus.
As populações de Anapurus e Santa Quitéria também receberão, na segunda (6), atendimento dermatológico, com busca e atendimento dos casos de hanseníase. Também serão disponibilizadas assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.
Outros serviços
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) levará diversos serviços aos municípios contemplados pelo Governo Itinerante. As ações de Vigilância em Saúde (aplicação de vacinas e atualização do calendário de vacinação)  e da rede de serviços serão realizadas, simultaneamente, nesta segunda (6) e terça-feira (7) em Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria.
Cidadania

Nas quatro cidades, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) garantirá a ampliação do acervo das bibliotecas municipais, com doação de kits de 150 volumes, incluindo livros, revistas, CDs e DVDs. Também será feito o mapeamento de manifestações culturais de cada um dos municípios.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) entregará livros técnicos a escolas do ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por sua vez, promove a revitalização do Laboratório de Informática do Centro de Ensino José Maria Cabral Marques, com a entrega de novos equipamentos.
O Viva Cidadão, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), também estará presente nas cidades de Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Na unidade móvel do órgão, os moradores terão acesso à expedição de diversos documentos, como Carteira de Identidade, título de Eleitor e outros.
(Fonte: JORNAL PEQUENO).