Aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, no auditório do CRAS Conceição Crispim em Afonso Cunha, a V Conferencia Municipal de Assistência Social. A mesma trouxe como tema: “Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.


A secretária de Assistência Social, Iolandra Pereira da Costa, falou sobre o objetivo da conferência e sua importância para o município de Afonso Cunha. A conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS; além de preparar tópicos para serem abordados na X Conferência Estadual. Os eixos do tema serão: financiamento obrigatório da assistência social, vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento, avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios no SUAS e regionalização.

No período da tarde, aconteceu a plenária final para aprovação e deliberações; Eleição de Delegados com representação na Conferencia Estadual de Assistencia Social.


Foi eleita como delegada titular representando Órgão Governamental. Raisa Maia Torres, Delegada Suplente: Francimeire Pinho.
Órgão não governamental delegada Titular: Roseangela Sousa Lopes.


A V Conferencia de Assistência Social de Afonso Cunha contou com a importante participação dos poderes constituídos da cidade e também de representantes de entidades civis e da sociedade organizada.