As escolas da Rede Municipal de Educação de Afonso Cunha/MA, promoveram nesta semana a etapa escolar da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente - um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nos educandários e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A ação foi coordenada pela Secretaria de Educação Zizete Figueiredo e se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos para debater temas, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas seguintes.

Em Afonso Cunha, a dinâmica adotada nas unidades escolares foi de desenvolver durante o mês de agosto diferentes estudos com alunos de 6º ano a 8ª série, trabalhando os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, relacionando-os com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Os alunos de cada turma foram divididos em grupos de pesquisa e, posteriormente, apresentaram o resultado do trabalho e suas propostas para os colegas de classe.

Em cada turma, os professores orientaram os trabalhos tendo por base os cadernos de estudos desenvolvidos especificamente para a conferência. Os alunos escolheram um único trabalho para representar a turma na data da conferência. Dessa forma, cada turma dos anos finais do ensino fundamental pôde apresentar para todos os alunos da escola, funcionários e comunidade seu tema de pesquisa e suas sugestões para tornar o espaço escolar e seu entorno mais sustentável.

Após as apresentações, os alunos votaram no trabalho e nos dois alunos que representarão a escola na etapa regional da conferência de onde sairão os representantes de nossa região para a conferência estadual.

A secretária de Educação, Zizete Figueiredo, destacou que o desafio foi envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construir uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.