A coordenadora de políticas da mulher Dilvanir Pintos, promoveu hoje (30), por meio do CRAS, uma palestra cujo tema foi a “Violência contra a Mulher”. O evento foi realizado com as mulheres do município de Afonso Cunha,  com objetivo de ofertar maiores informações sobre os direitos, tipos de violências e os órgãos responsáveis pela efetivação dos direitos.

Participou da palestra o médico Dr. Bruno, enfermeiro Pablo Henrique, a odontóloga Dnamara e a psicóloga Rafaela.


O principal momento do evento foi a palestra ministrada pela a Psicóloga Rafaela, com  informações a respeito dos direitos da mulher e a prevenção à violência. Na palestra também foram abordados temas como a lei Maria da Penha, o abuso sexual contra crianças e adolescentes, a vivência de maus tratos e as formas de efetivar denúncias.

Segundo a coordenadora da mulher, esses assuntos foram tratados na palestra pelo fato de que atualmente, essas são as ocorrências mais frequentes. No final da palestra o público participante pôde esclarecer suas dúvidas a respeito dos temas abordados.

A coordenadora, comentou sobre a importância de se discutir o tema proposto na palestra. “A violência doméstica e familiar é uma questão histórica e cultural e que ainda hoje, infelizmente, faz parte da realidade de muitas mulheres nos lares brasileiros”. Para a coordenadora, além de proteger as mulheres que são vítimas da violência, é necessário que se realize um processo educativo e de prevenção voltado para toda sociedade, como forma de romper com os paradigmas de gênero que ainda se fazem presentes na atualidade.

Este é o objetivo do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS –, que através de um trabalho sistemático, vem realizando diversas ações com seus usuários, portanto, faz-se necessária a ampla divulgação de seus direitos, para que esta triste realidade mude e que as famílias não sejam desestruturadas pelas diversas formas de violência contra seus membros.



Após a palestra as mulheres fizeram um tratamento de beleza, alisamento de cabelos, unhas e ainda aferiram a pressão arterial.