Gostaria de convidar você a refletir sobre essa questão. Quanto vale, na sua concepção, acordar e receber um belo “bom-dia” do seu filho? Ou ouvir a sua filha dizendo “obrigado”, “por favor”, “com licença”? Ou melhor, quanto valem aqueles elogios de roda de amigos do tipo: “nossa, como seu filho(a) é educado(a). Parabéns!”?
Essas são as primeiras lições que recebemos quando entramos na escola. É o básico. Depois disso, começam as lições de matemática, química, português, literatura, etc. É através dessas matérias que seu filho aprende a calcular, a identificar a composição das coisas, a falar bem, a sonhar. Agora eu pergunto: quanto vale os sonhos dos nossos filhos? Os sonhos deles dependem diretamente da educação que recebem. E isso diz respeito tanto à quantidade como à qualidade. Pois não é à toa que os países desenvolvidos são aqueles nos quais as crianças e adolescentes passam mais tempo na escola. Mas, é, sobretudo, a qualidade da educação que possibilita a criação de indivíduos melhores e, consequentemente, de um mundo melhor.
A educação não é o mesmo que formação: formar seria algo como colocar na forma, enquadrar. A educação age de maneira inversa: estimulando a criatividade; possibilitando a cada um a descoberta do eu e do outro. Nisso, são trabalhados a convivência, o respeito, a autoafirmação; assim como também o amor e a tolerância.
E não existe educação de qualidade sem professores valorizados, motivados e comprometidos com o sacerdócio de educar. Todos nós, T-O-D-O-S, devemos ter sentimentos de gratidão e respeito por cada professor e professora que passaram por nossas vidas e contribuíram para a pessoa que nos tornamos.
Obrigado professores de Afonso Cunha, por este trabalho tão precioso e por ajudarem sonhar e realizar os sonhos. Através deste texto homenageio e agradeço a todos os professores que aceitaram a difícil tarefa de educar o ser humano.
CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CUNHA
Carlos Magno, PRESIDENTE