A prefeitura Municipal de Afonso Cunha, em parceria com as secretarias de Agricultura, e da Assistência Social, distribuem alimentos da agricultura familiar às famílias carentes. Essa agenda faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pela Prefeitura por meio da Secretaria municipal de Agricultura.

Produzidos na zona rural de Afonso Cunha, colônias e assentamentos e adquiridos pela prefeitura, os alimentos (legumes e verduras) são produtos de primeira qualidade: tomate, mandioca, peixes, alface, laranja, cenoura, farinha de mandioca, cheiro-verde, abóbora, batatas, melancias bananas e outros produtos hortifrutigranjeiros.

Hoje (31) foram atendidos com esses produtos, os bairros: Trizidela, Caixa D`agua e bairro de Fátima e bairro São Francisco. O projeto, que é uma parceria, e com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já se tornou sucesso de inclusão alimentar e recorde de demanda e de atendimento de famílias, especialmente, moradores da periferia.

O prefeito José Leane (PMDB), designou a realização de entrega dos alimentos nos bairros da cidade, a entrega foi feita pela secretária de Assistência Social Iolandra Pereira, e a equipe da secretaria em ato simples.

A parceria da Prefeitura Municipal com os produtores rurais tem possibilitado a aquisição de alimentos de ótima qualidade. Para os produtores da agricultura familiar, essa parceria proporciona mais trabalho e renda e incentiva a produção, haja vista que todos plantam com a garantia de mercado e a população agradece.

Na da secretária de Assistência Social Iolandra Pereira, que disponibiliza atendimento às famílias carentes de Afonso Cunha e participa das ações globais, o PAA é mais um benefício social para famílias que dificilmente teriam condições de comprar legumes e verduras para completar a alimentação dos filhos.

Conforme o prefeito Leane, todas as secretarias municipais estão unidas no propósito de reduzir o número de famílias em situação de pobreza. “Por isso cumprimos bem o Programa de Aquisição de Alimentos, que ajuda a combater a fome. Especificamente sobre a distribuição de alimentos, o nosso objetivo é fazer com que as famílias mais necessitadas recebam alimentos saudáveis, de boa qualidade e em quantidade suficiente, pois Afonso Cunha, apesar de ser um município de pequeno porte, tem uma boa produção rural. E quanto mais famílias são atendidas, mais os pequenos produtores lucram” - concluiu o prefeito.


O que se vê durante a distribuição nos bairros, além da alegria das pessoas, são qualidade e fartura dos produtos adquiridos, o que demonstra a forte produção rural Afonsocunhense e a grandeza do PAA no município.