A população rural do município de Afonso Cunha, que sofre com o período de estiagem, já está recebendo água potável da ação emergencial realizada pelo governo democrático e popular em parceria com o governo do estado. Caminhões-pipa percorrem os povoados do município da região, beneficiando cerca de 04 mil pessoas.
A distribuição de água potável faz parte da operação Caminhão Pipa, uma ação promovida pelo governo Municípal em parceria com o governo do Estado para promover e garantir o abastecimento de água a famílias do município de Afonso Cunha.
De acordo com o prefeito José Leane (PMDB), a operação é uma medida emergencial para diminuir os impactos causados pelo período de estiagem junto à população rural do município. “Como a ação possuí uma série de etapas a serem cumpridas antes do seu efetivo funcionamento, o governo promove esta ação para atender as famílias que sofrem com a escassez de água”, explica.
O prefeito, explica ainda que o abastecimento das famílias continuará enquanto houver seca. "Não temos data para término dos trabalhos. A ordem é que enquanto estivermos no período de estiagem, a distribuição continue", explica.

A operação é realizada com a participação direta da Defesa Civil e governo do estado.