Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, na última terça-feira (10), e o encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, a governadora Roseana Sarney fez a entrega de 20 carros modelos Duster para Prefeituras Municipais que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). A solenidade, realizada no Palácio dos Leões, com presença da secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, teve 1 minuto de silêncio em reverência ao líder mundial e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela.
A secretária municipal de Assistência Social do Município de Afonso Cunha Iolandra Pereira da Costa participou do evento acompanhada da coordenadora da política da mulher Dilvanir dos Santos Pintos.
“Estamos avançando na implantação de organismos voltados para dar apoio às mulheres maranhenses”, declarou a governadora Roseana Sarney que, na ocasião, assinou o termo de cessão de uso dos veículos.
Roseana Sarney destacou que as viaturas vão ajudar no trabalho a ser realizado pelos municípios no combate à violência contra pessoas do sexo feminino. “É importante formalizar a entrega desses veículos, dialogar com os gestores municipais, além de equipar as secretarias, criando uma rede de proteção integrada às mulheres vítimas de violência”, ressaltou a governadora.
Na solenidade, o município de Afonso Cunha foi contemplado com a entrega dos kits mobiliários para as OPMs. Cada kit contém mesas, cadeira de escritórios, gaveteiros, armários, arquiva em aço, computador com processador, impressora a jato de tinta colorida, câmara digital e filmadora data show, caixa de som, microfone, nobreak e tela de projeção retrátil.

A secretária destacou a ação de reaparelhamento dos organismos que trabalham as políticas de gênero. “Temos registrado um crescimento de mais de 625% na criação de número de organismos de políticas para as mulheres, o que nos torna referência nacional”, destacou.
Catharina Bacelar informou, ainda, que o Maranhão concluiu a elaboração de 31 Planos Municipais de Políticas para as Mulheres que, agora, serão executados.
Para o prefeito de Afonso Cunha José Leane, , o kit irar contribuir para melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol das mulheres do município. “Temos atuado muito realizando palestras, desenvolvendo ações preventivas de combate à violência e de valorização das mulheres. Esse kit vai ajudar nos atendimentos e apoio a nossa população,  um avanço considerável para nosso município”, ressaltou o prefeito.