Enquanto a educação do município bate metas e consegue ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Prefeitura de Afonso Cunha  continua entregando equipamentos que contribuem para o fortalecimento da rede municipal. Nas comunidades São Pedro, Santa Rita e Fidié, zona rural do município, foi iniciada a construção das 03 escolas Municipal.
De acordo com a secretária de Educação, professora Zizete de Figueiredo, as escola já existe e funciona. Entretanto, o prédio atual não mais oferece as condições necessárias para funcionamento. 
“Estamos construindo uma sede nova para a Escola Tânia Cristine Ribeiro Bacelar, (Santa Rita), Maria Doralice Medeiros de Moura (Fidié) e João Paulo II (São Pedro), pois os prédios antigos, que já atendeu as necessidades, hoje se encontram ultrapassados. São esforços que traduzem a preocupação do prefeito José Leane com os servidores da educação e, principalmente, com o conforto das crianças e adolescentes da nossa rede municipal de educação”, explicou a secretária, acrescentando que a escola é construída conforme as normas de acessibilidade. 

“O que se deseja é oferecer ao alunado, além de um ensino de qualidade, uma escola confortável que o leve a sentir prazer em estar nela”, afirmou o prefeito. “E estas intervenções tem este objetivo”. Aliada à infraestrutura, as unidades também receberão novos equipamentos, finalizou.