Luis Fernando
Desde a semana passada, deputados de oposição tentam influenciar governistas no processo de eleição indireta na Assembleia Legislativa, que ocorrerá em abril, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) deixe o comando do Palácio dos Leões. A tensão dos deputados oposicionistas fica mais evidente quando se cogita a possibilidade de eleição indireta do secretário Luis Fernando Silva (PMDB).

Depois da manifestação de Rubens Pereira Júnior (PCdoB), de que a oposição votará no presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) - caso ele seja candidato -, Marcelo Tavares (PSB) também resolveu abordar o tema. Ele não conseguiu esconder o temor que há na oposição em relação a uma possível candidatura de Luis Fernando Silva (PMDB).

Sem que qualquer membro da base governista tenha sequer citado nomes para a disputa indireta, Marcelo Tavares tentou se antecipar e influenciar o jogo sucessório, com o "apoio" e referências ao presidente Arnaldo Melo (PMDB) e a ex-presidentes da Casa que estão em mandato, como os deputados Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (PSD).

"Não é possível que não teremos a oportunidade de eleger nenhum colega desta Casa. Será que aqui, na base do Governo, por exemplo, não há um único deputado competente para ser governador?", questionou.

Após a sessão, em conversa com jornalistas, Tavares explicou porque o "apoio" a Arnaldo Melo. "Arnaldo é o presidente com o maior número de mandatos consecutivos nesta Casa, são seis se não me engano, então, acredito que, além da competência, por questão de justiça, numa escala de prioridade, ele está à frente e é quem deveria assumir o Governo", afirmou.

Arnaldo já assegurou que não entrará na disputa se não tiver o aval do grupo político o qual pertence. "Quem é de grupo não pode tomar decisões sozinho", afirmou.


Fonte: O Estado/www.antoniofilhomirante.com