A Prefeitura municipal de Afonso Cunha realizou a abertura de campanha nacional de prevenção contra o vírus HPV nas escolas. Profissionais do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde iniciaram a vacinação nas escolas do município, na manhã de segunda-feira (10), onde meninas de 11 a 13 anos tiveram acesso a 1ª dose da vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus é responsável por 90% dos casos de câncer de útero no Brasil, O vírus possui mais de cem variações, e é transmitido principalmente por meio de relação sexual através do contato direto com pele ou mucosa infectada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus vem infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo. A realização da campanha é feita através do Governo Federal em parcerias com secretaria de estados e municípios.
Em palestra para os estudantes, o coordenador de Imunização Pablo Henrique, ressaltou a importância de se precaverem contra o vírus, através desta vacina. A meta é de 176 meninas a serem Imunizadas no município.



A vacinação transcorrerá em todas as unidades escolares do município. Vale lembrar que a 2ª dose da vacina será dado após 06 meses, e a 3ª dose daqui a cinco anos. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde.