Campanha acontece até o dia 9 de maio.

O dia “D” da campanha de imunização contra a gripe, hoje (26)  foi grande a procura pelas doses da vacina nos postos de saúde. em Afonso Cunha. A campanha está sendo realizada nacionalmente e acontece até o dia 9 de maio. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na cidade, a meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha. As doses da vacina protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O Centro de Saúde da Praça da Comunidade é um dos locais da cidade onde está sendo aplicada a vacina. No local, logo no início da manhã de hoje, foi grande a movimentação de pessoas na unidade de saúde que buscaram a imunização. Além das crianças, as pessoas com mais de 60 anos também devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina.

O secretário municipal de saúde José de Pinho, destacou a importância da vacina para evitar futuras complicações na saúde. "A vacina vai livrar de muitos problemas de saúde. É melhor prevenir, pois a saúde é o que nós mais temos de importante na vida", pontuou.

Além das crianças, integram o público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, porém para esse grupo não há meta específica de vacinação.


Em todo o país, o público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) cuja definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.