Do Imparcial

A governadora Roseana Sarney lançou o Programa Viva Internet em solenidade realizada nesta sexta-feira (11), na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão. A rede, via wi-fi, garante acesso gratuito à internet e estará disponível em áreas turísticas, escolares e residenciais de São Luís. “O Maranhão é um dos primeiros estados brasileiros a promover a inclusão digital da população em ação com essa amplitude”, declarou a governadora.

Roseana Sarney inaugurou o sistema mantendo contato, em tempo real, com pessoas que também participaram da solenidade, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, outra área beneficiada pelo Viva Internet nesta primeira etapa. “Hoje, são dois pontos sendo inaugurados, mas a proposta é de atingirmos 40 pontos, sendo que a maioria já está em fase de testes, promovendo não apenas a inclusão digital, mas também social dos maranhenses”, ressaltou.

A governadora disse que as pessoas terão acesso à informação, pesquisa, redes sociais e podem conhecer os programas desenvolvidos pelo governo estadual. “Essa é uma importante ferramenta de acesso à rede mundial de computadores. A proposta está sendo implantada em São Luís, mas será levada, numa segunda etapa, para as maiores cidades do interior”, anunciou.

A solenidade contou com a presença dos deputados federais Sarney Filho e Costa Ferreira; deputados estaduais Carlos Filho, Magno Bacelar e Edilázio Júnior; além de alunos da Escola Filantrópica Efraim, que fica na mesma rua da USC; do Corpo de Bombeiros Mirim; lideranças políticas e comunitárias, moradores e de secretários de Estado.

Rede

Os primeiros pontos ativos estão instalados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão (com cobertura na Avenida Luizão, Feira da Divinéia e Unidade de Segurança Comunitária). Em breve, estarão disponíveis pontos de acesso no Centro, Camboa, Liberdade, Avenida dos Franceses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Ilhinha.

O programa utiliza a mesma estrutura já implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para o Sistema de Videomonitoramento, incluindo o cabeamento de rede instalado nos postes de energia elétrica.

O programa

O Viva Internet é uma realização da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e integra as ações do programa de investimentos Viva Maranhão, dentro do Projeto de Modernização e Ampliação dos Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação, executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Essa é uma ação inovadora de grande impacto social”, declarou o secretário de Planejamento e Orçamento e de Educação, João Bernardo Bringel. Ele disse que o programa promoverá a inclusão digital de milhares de maranhenses que terão acesso à tecnologia e a conteúdos da web e emails, estimulando o incentivo à pesquisa.

Para o secretário de Turismo, Jura Filho, a iniciativa se reflete em várias áreas. “O Maranhão só tem a ganhar, pois quem visitar a nossa cidade terá a facilidade de divulgar em tempo real os nossos pontos turísticos”, ressaltou.

Os moradores da Vila Luizão, os primeiros beneficiados pelo programa, elogiam a iniciativa. Para o entregador Rinat Dassayevs Almeida, a internet é importante para se manter atualizado. “Faço pesquisas e leio notícias todos os dias através do Viva Internet”, revelou, informando que o programa está recebendo a adesão dos jovens e estudantes da comunidade de forma efusiva.

Para Carlos César Monteiro, que está sem emprego, a internet tem sido um aliado para a busca de um emprego. “Aproveito para pesquisar notícias e as vagas disponíveis no mercado de trabalho”, declarou.

Av. Litorânea também tem cobertura do Viva Internet


Um dos pontos turísticos e de lazer mais movimentados de São Luís, a Avenida Litorânea também já conta com o Viva Internet disponibilizado pelo Governo do Estado. Toda a área esta coberta com rede via wi-fi com uma conexão de boa qualidade e gratuita. O lançamento do programa pela governadora Roseana Sarney, realizado na Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luizão nesta sexta-feira, 11, foi transmitido simultaneamente para a Avenida Litorânea utilizando a conexão com a nova rede.

O secretário adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação, Claudio Silva, coordenou a transmissão da Litorânea e informou que o Viva Internet lançado pela governadora Roseana Sarney é o maior projeto de pulverização de pontos gratuitos do país, uma vez que cobre desde pontos históricos, áreas de lazer e bairros.

Estudantes e pessoas que faziam caminhada no local acompanharam a transmissão e elogiaram o novo serviço. “Hoje a internet é uma ferramenta muito importante não somente para o lazer como também para auxiliar na educação”, afirmou a estudante Tais Froz Rodrigues, que mora na Raposa e estava na Litorânea na companhia de amigos, aproveitando a praia, e ficou sabendo da novidade.

João Muniz Costa, que sempre dá uma passada na Avenida Litorânea para tomar água de coco e fazer caminhada destacou que muitas pessoas não têm condições de ter uma conexão de qualidade e que esse é um serviço muito bom para toda a população. “Hoje quase todo mundo tem um celular que conecta a internet onde se mantêm informado e acessa as redes sociais. A internet também possibilita que as pessoas utilizem o GPS e encontre locais que esteja procurando com mais facilidade e segurança”, declarou.

A professora Giselda Maria Abreu, da U.I Emésio Dário de Araújo, disse que a internet é uma ferramenta que tem ajudado muito nas atividades da escola. “Os adolescentes gostam muito de estarem conectados a redes sociais, mas também buscam a internet para fazer trabalhos e melhorar o aprendizado”, observou. 

Pontos

Os primeiros pontos ativos estão localizados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão (com cobertura na Avenida Luizão, Feira da Divinéia e Unidade de Segurança Comunitária). Em breve, estarão disponíveis pontos de acesso no Centro, Camboa, Liberdade, Avenida dos Franceses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Ilhinha.

Como acessar

Para ter acesso à rede wi-fi, basta fazer o cadastro na página do Viva Internet (www.vivainternet.ma.gov.br), criada pela Secretaria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) da Seplan.

Como funciona

O programa passou por fase de testes e utiliza a mesma estrutura já implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para o Sistema de Videomonitoramento, incluindo o cabeamento de rede instalado nos postes de energia elétrica.

Inclusão digital

O Viva Internet é uma medida de fortalecimento das políticas públicas de tecnologias da comunicação, seguindo as mesmas prerrogativas de outras áreas, como educação, saúde, moradia, segurança e alimentação.

O Viva Internet está de acordo com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o acesso à internet como um direito de todos os cidadãos. Com essa ação, portanto, o Governo do Estado cria oportunidades iguais de acesso à internet, reduzindo a exclusão digital.