A equipe do Hospital Municipal Antônio de Pinho Borges em Afonso Cunha, na gestão da Diretora Jôsy Meneses, do Prefeito licenciado José Leane e do Secretario municipal de Saúde José de Pinho, homenagearam na manhã de ontem (15), os Enfermeiros, Assistentes Sociais e Técnicos de Enfermagem com atividades Laboral com o Fisioterapeuta dr. Herveton Araújo, Palestra sobre Humanização com Classificação de Risco, com a Assistente Social Inaiara e Enfermeira Luiza Magalhães.

As atividades faz parte da Política Nacional de Humanização adotada pelo hospital e entre outras diretrizes, preconiza a valorização dos profissionais, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O objetivo foi proporcionar um dia diferente para os enfermeiros e auxiliares, mostrando o quanto eles são importantes para o bom funcionamento do hospital.


“A Política Municipal de Humanização foi criada para fortalecer a saúde da rede pública municipal em seu processo de pactuação democrática e coletiva. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde determina que para a implantação da PMH é preciso traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde; construir trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos; oferecer um eixo articulador das práticas em saúde, destacando o aspecto subjetivo nelas presente; contagiar por atitudes e ações humanizadoras a rede do SUS, incluindo gestores, trabalhadores da saúde e usuários”, disse o Secretário José de Pinho Santos Filho.



A atual diretora Jôsy Meneses, que iniciou a gestão em abril de 2014, data em que o Hospital foi inaugurado destaca o desafio futuro do departamento. “Manter o compromisso que o profissional da enfermagem tem com a instituição e com o paciente. Não podemos nunca esquecer que o cuidado é a essência do nosso trabalho. Acredito que esse foi, é e sempre será nosso desafio, mas que vamos alcançar, pois a enfermagem nunca será substituída”, afirma Jôsy.