A Prefeitura municipal de Afonso Cunha aderiu mais uma vez, ao Selo UNICEF - edição 2013/2016. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que foi realizado nos dias 18 e 19 de junho, ontem e hoje no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O evento, que tem como tema ’Afonso Cunha de mãos dadas à caminho do SELO UNICEF' com o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente em Afonso Cunha.

Com a adesão ao programa, o Município assume o compromisso de realizar um conjunto de ações para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Sobreviver, se desenvolver, aprender, crescer sem violência e praticar esportes, são apenas alguns exemplos dos requisitos para o reconhecimento no programa. 

No Fórum Comunitário os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 17 anos, assim como o Plano de Ação municipal, sugerindo pontos de melhorias a contemplar as políticas públicas aplicadas no município e que precisam ser trabalhadas no decorrer da vigência da edição.
  

O encontro, promovido pela Prefeitura de Afonso Cunha, foi articulado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Políticas para as Mulheres, Administração, Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de entidades convidadas que trabalham com a população de 0 a 17 anos.
 
Autoridades como o Prefeito de Afonso Cunha, José Leane, os secretários de Governo: José Oton, José Lenilson, Raimundo Grosso, José de Pinho, Marilene Reis e representantes do Poder Legislativo, vereadora Maria Sandra, Raimundo de Pinho Borges Marcos Crispim e Disney Maia, marcaram presença no evento, numa clara demonstração do quanto é importante às atividades do Selo UNICEF e a manutenção do título de município aprovado para a cidade de Afonso Cunha.

Para o prefeito Leane, trata-se do resultado do que já foi feito. "Quando se articula o município para se adequar ao selo UNICEF, a vantagem é que de antemão, colocamos na agenda o cumprimento de cada uma das exigências estabelecidas", explica. 

A secretária Marilene Reis, (educação),  entende que "não é algo a mais que a gestão precisa fazer, é aperfeiçoar o que já é realizado, com qualidade, e compromisso, tendo em vista que estaremos trabalhando para aqueles que realmente serão o futuro. O nosso compromisso é com a criança e o adolescente, para que possam fazer e construir uma sociedade melhor do que a que temos hoje, com menos violência, com mais paz, mais compromisso", reforçou.

O Selo UNICEF Município Aprovado trata-se de uma estratégia pensada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e realizada em parceria com o município do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. 

O Selo tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes das regiões Norte e Nordeste do país. Os municípios precisam inscrever-se ao projeto, garantindo assim a pactuação.
.
 "Esse projeto envolve todos os setores da administração é um esforço de todos nós, temos que fazer a nossa parte para que em 2016, Afonso Cunha venha receber este selo", conclui o Prefeito.

Veja as imagens do evento: