É muito comum observar que as pessoas costumam criticar seu semelhante sem se aperceberem que estão cometendo as mesmas falhas ou coisas piores. Essa prática comportamental fez a sabedoria popular cunhar a frase: “quem tem telhado de vidro, não joga pedras no do vizinho”. Recomenda o cuidado de, antes de julgar alguém, procurar fazer uma autoanálise, para não... Incorrer no risco de ser criticado pelos mesmos erros ou outros ainda piores.
Em geral esse tipo de atitude são características de indivíduos com personalidade narcisista, que acreditam serem superiores, especiais. Normalmente são pessoas arrogantes, antipáticas, orgulhosas, egoístas, soberbas, frias emocionalmente e que não se importam com os sentimentos alheios. Nunca reconhecem suas próprias imperfeições e por isso mesmo projetam no outro os defeitos que pertencem a elas próprias.
Essas projeções funcionam como mecanismo de autodefesa. Uma forma de se protegerem e objetivam justificar suas fraquezas. Assim pretendem esconder a verdade sobre si mesmas. Quase sempre são pessoas mal resolvidas.
É muito ruim quando somos vítimas desse transtorno de personalidade e somos apontados como portadores dos defeitos que estão impregnados na personalidade do acusador. Todavia, ainda que provoque um sentimento de desagrado com a injustiça praticada, devemos compreender a agressão verbal como um distúrbio de personalidade.
Essas figuras egocêntricas são encontradas no nosso dia a dia, em nossa convivência social. Tal comportamento faz-se comum nas relações pessoais quando se potencializam as manifestações de desconsideração ao próximo e os interesses individuais se colocam acima do entendimento fraterno. Os covardes sempre querendo ser vítimas.

Importante à reflexão sobre esse ditado popular, porque se o “seu telhado é de vidro”, pode ser atingido por pedras grandes que você atirou contra o “telhado do vizinho”.