A Prefeitura de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, segue com a  implantação de tanques de criação de peixes em cativeiro, na Zona Rural do município. Nossa equipe esteve hoje (30)  no povoado Olho D´Agua como o secretário Antonio Maria Filho (Eno), técnicos das áreas de produção e comercialização  e o  agricultor, Marcelino.
  

Até o final de 2014, a meta da secretaria municipal de agricultura é implantar, em toda Zona Rural de Afonso Cunha, um total de pelo menos 100 tanques para o cultivo de tilápia, tambaqui e curimatá, entre outras variedades de peixes de água doce. A produção garante renda para os agricultores familiares e reforço no abastecimento de pescado na cidade.

Para o secretário municipal de Agricultura, o ano de 2014 foi bom para a agricultura familiar. Segundo ele, as ações da Prefeitura foram sempre no sentido de melhorar a vida do agricultor familiar, de forma a lhe proporcionar a diversificação e sustentabilidade. Em 2015, a secretaria tem como meta produzir peixe em cativeiro, em maior escala.


“Até o final deste ano, implantaremos mais 100 novos tanques em dezenas de pequenas propriedades. Isto nos dará, por produtor, 500 quilos de pescado/ano.  Dá para alimentar a família, que é nosso maior objetivo, e lucrar com o excedente. Isto com apenas um tanque de peixe no sítio”, disse o secretário Antonio Maria Filho.