Fotos/ Jorge Ribeiro
O secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, acompanhou, nesta quinta-feira (10), o início do trabalho de pavimentação asfáltica da MA-123, no trecho que liga os municípios de Afonso Cunha e Coelho Neto. Também presentes o subsecretário Antônio Garrido; o secretário adjunto de Projetos, Jorge Kusaba; e o prefeito de Afonso Cunha, José Leane.

Fotos/ Jorge Ribeiro

"Essa estrada era um desejo antigo da população, principalmente, de Afonso Cunha, e hoje ela já é uma realidade. É sempre bom realizar uma obra e ver que ela está tendo progresso, falo isso como engenheiro e como gestor, pois a estrada está levando aos cidadãos o que o Governo do Estado pretende, que é o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou. 

Ao todo, a obra possui 42,31 quilômetros de extensão e os recursos são da ordem de R$ 24.351.324,92, financiados pelo Governo do Maranhão e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Atualmente, a etapa de terraplenagem da obra está na fase final e já foi iniciada a colocação do asfalto na rodovia. Até o fim do ano a nova estrada, beneficiando a Região dos Cocais, deverá ser entregue à população.  

O secretário ressaltou que a mobilidade trazida pela obra vai levar benefícios para os maranhenses em diversos setores. “Mais saúde, lazer, escoamento da produção, educação, são objetivos do governo com todas essas obras de infraestrutura nos municípios. A Região dos Cocais será beneficiada com essa estrada, pois essa ligação entre as cidades permite que se fomente o desenvolvimento e crie condições para que aqui se instalem novas indústrias e melhore a vida das pessoas”, contou José Raimundo.

Já o prefeito José Leane lembrou que a estrada é a realização de um grande sonho não só para os moradores de Afonso Cunha, como de toda a região. “Se antes a gente fazia esse percurso de cerca de 40 quilômetros em duas horas de viagem, agora faremos isso em torno de meia hora. A cidade já recebe mais visitantes, o comércio melhorou e a população está mais feliz”, avaliou.

Benefícios

O aposentado Benedito Moreira, morador de Coelho Neto, afirmou que a estrada era um desejo antigo de todos. “Já mudou tudo para melhor com essa obra. Hoje é mais fácil para retirar e vender a nossa produção e também mais rápido de chegar às outras cidades. Eu estou muito feliz”.

Já a moradora de Chapadinha, Luzileide Oliveira, contou que apenas com o trabalho de terraplenagem na estrada já foi possível visitar a família em Coelho Neto. “Antes era muito difícil vir até aqui, o caminho demorava demais e ainda era perigoso. Com essa estrada já estou até sonhando em comprar um carro”, contou sorridente.

Para o também morador de Chapadinha Valterlin Oliveira, a estrada representa desenvolvimento. “Essa estrada vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, a saúde, a educação, a distribuição de alimentos e a questão econômica também e ainda vai diminuir a despesa com o transporte”. 
 Fotos/ Jorge Ribeiro
Fonte: Sinfra.