A atual administração municipal, vem conseguindo a obtenção de recursos importantes para o bem-estar da população de Afonso Cunha.

Agora mesmo, acaba de receber, estando pronta para entrar em ação, uma ambulância de suporte básico do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

O veículo para transporte especial de pacientes foi obtido depois que a Prefeitura, com muito esforço e dedicação, conseguiu vencer forte burocracia. A ambulância já está no município e entra em funcionamento nas próximas horas.

Essa conquista se deve a determinação do prefeito José Leane e do secretário municipal de Saúde José de Pinho, que atuou ativamente neste projeto buscando-a em todas as instituições responsáveis pelo SAMU.

A ambulância de suporte básico é equipada com ventilador pulmonar, aspirador, detector fetal, além de oxímetro e desfibrilador. Os recursos são do Ministério da Saúde, com contrapartida da Prefeitura municipal de Afonso Cunha.

Para o prefeito José Leane, esta foi uma luta incansável, um sonho que agora se torna realidade. “A ambulância SAMU/192 é uma ferramenta importantíssima no atendimento de emergência e estará salvando inúmeras vidas em nossa cidade”, destacou o prefeito. O programa é uma parceria entre Governo Federal, Estadual e Prefeitura.

O que è SAMU?  
                                                                              
O Samu é um programa desenvolvido através de ligação gratuita para o número 192 que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.


O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.