(Foto ilustrativa)
A MA-123, que liga os municípios de Afonso Cunha/Coelho Neto está um perigo com animais soltos. Quem trafega a noite nas imediações das localidades Barrinha, Capoeiras e Criminosa, deverá ter muito cuidado com os animais deitados no meio da estrada.

Os donos dos animais que impedirem ou  prejudicarem a movimentação de veículos nas estradas e vias públicas serão responsabilizados por crime de perigo de trânsito por omissão, sujeito a multa e a detenção de um a dois anos. A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Em caso de morte em acidente causado pela presença de animais na pista, a pena irá variar de dois a quatro anos, com multa de maior valor.

Deveremos ter segurança nas rodovias. O problema é muito sério. Hoje os animais causam mortes pelo fato de estarem soltos nas estradas, sem falar nas pessoas que ficam com lesões graves, além dos danos materiais.


A guarda inadequada de animais não é considerada como crime no Brasil: Os proprietários estão sujeitos apenas a medidas administrativas de recolhimento e encaminhamento dos animais a um setor municipal/estadual. Cabe aos proprietários renderem seus animais e evitarem problemas, para que os mesmos não venha  causar acidentes e o dono ter que vender a fazenda inteira, ficar devendo e ter que ser preso.