Afonso Cunha conta com mais uma ação imprescindível na área de saúde. No dia 25 de março de 2015, a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade entrou em funcionamento. A unidade tem como objetivo atender situações de emergências como traumatismos, casos de natureza clínica, pediátrica e cirúrgica agudos com risco de morte e gineco-obstétrica. O paciente é encaminhado pelo Samu para o local mais próximo para tratamento médico específico e adequado ao atendimento. O serviço funciona 24 horas, para isso, a equipe é composta por 12 técnicos de enfermagem, e quatro motoristas que se revezam no atendimento. A primeira turma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Afonso Cunha participou durante dois meses de uma preparação promovida pela Coordenação Regional do Samu de Caxias. O curso foi realizado em etapas teórica e prática, ministradas para técnicos de enfermagem e motoristas.  
   
Atenção

A USB/Samu deve ser acionada para casos mais graves e, principalmente, os de ocorrência em via pública como acidentes e quedas. O 192 é o número de acesso à Central de Regulação do Samu. O médico recebe as informações sobre o caso e orienta a equipe da USB sobre a forma de atender o paciente. A partir das informações da equipe, o médico regulador pode encaminhar o paciente para o ponto de atenção mais adequado para o atendimento.

A Unidade de Suporte Básico (USB)/Samu está localizada na Rua Walmir Vaz da Costa-Campo Velho. O telefone para atendimento é o 192.

Governo Democrático e Popular!.