Enfermeiros orientam sobre procedimentos adotados em atendimentos

Nesta ultima quarta-feira(15) a equipe da base descentralizada SAMU Honorato Faustino Duarte  em Afonso Cunha - MA, Regulação Caxias – MA,  com total apoio da prefeitura municipal e secretaria municipal de saúde, realizou nas escolas da zona urbana e rural do município um trabalho informativo de orientações a população através de palestras que se refere ao Serviço de Atendimento móvel de urgência Samu 192.

Informar, orientar sobre o atendimento e formar multiplicadores na comunidade. Esse é o principal objetivo da equipe do SAMU ao realizar palestras com a comunidade escolar de Afonso Cunha.

As primeiras escolas atendidas foram Gastão Vieira, Ateneu Duque Bacelar e Magno Bacelar nos horários matutino e vespertino e noturno. Outras unidades de ensino da rede municipal também receberão a equipe de profissionais do SAMU nos próximos dias.
Nas palestras, os profissionais abordam temas diversos como: funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, primeiros socorros entre outros atendimentos e também a conscientização quanto ao trote.

"A nossa meta é proporcionar a reflexão dos estudantes sobre a importância dos procedimentos adotados, antes da chegada do serviço especializado, quando uma pessoa é vítima de qualquer acidente ou mal súbito", disse o coordenador do SAMU, enfermeiro Helton Brito, lembrando que são feitas demonstrações  de vídeos e simulações práticas, resultando na participação dos alunos.
Ainda segundo ele, os profissionais alertam os estudantes sobre os problemas  causados pelos trotes e ligações indevidas ao SAMU. . “A maior gravidade desse ato é que a ambulância pode ser deslocada, deixando de atender quem realmente precisa. Quando isso acontece, deixamos de salvar vidas", comentou, lembrando que o infrator pode ser preso e pagar uma multa, conforme prevê o artigo 266 do Código Penal Brasileiro.

Também é esclarecido aos alunos e professores que o SAMU de Afonso Cunha possui o suporte básico, composto de técnicos de enfermagem e condutores e a regulação é feita na Central de Caxias que após cumprirem os procedimentos libera a equipe de Afonso Cunha para o atendimento da ocorrência.

Para o secretário municipal  de Saúde José de Pinho, o resultado do trabalho nas escolas é muito satisfatório, pois os alunos começam a ser multiplicadores, criando uma rede de informações junto às famílias, bem como na comunidade onde vivem.
O coordenador do Samu Enfermeiro Helton Brito e sua equipe que participou desta iniciativa, avalia como positivo e de grande valia para o funcionamento do SAMU, uma vez que a população bem informada e orientada só tem a colaborar e somar com mais esse serviço de saúde instalada em nosso município, na oportunidade ele frisou também como e quando deve ser acionado esse serviço de atendimento pré hospitalar.      


A base descentralizada do Samu deste município foi inaugurada no dia 25/03 de 2015.