Ontem 1º de maio, a família Crispim, os amigos e correligionários se reuniram no povoado Brejo D`Antas para comemorar o aniversário de 80 anos do vice-prefeito de Afonso Cunha Antonio Maria Crispim (PRB).

A festa teve apresentação de repentistas e da Banda Virtual de Chapadinha com muitas homenagens ao aniversariante vindas dos netos, filhos  e de quem usava o microfone. 


Durante as falas o discurso era de homenagem ao aniversariante com destaque para da sua trajetória política e seus esforços na construção do município. 

Em sua fala o prefeito de Afonso Cunha José Leane se mostrou satisfeito em participar do evento.  “É com muita alegria que participo dessa festa, pois Antonio Maria além de vice-prefeito é meu amigo e eu amigo de sua família. Retrata a colaboração desse grande trabalhador, sobretudo em favor do município de Afonso Cunha e da nossa população”, disse ele.


Estiveram presentes várias autoridades entre elas o ex-prefeito de Chapadinha Isaias Fortes o atual prefeito de Afonso Cunha José Leane (PMDB), Vereadores de Afonso Cunha e de outro municípios.


O Presidente da Câmara de Afonso Cunha Marcos Crispim leu a Biografia do seu pai Antonio Maria Crispim em um tom emocionante. Confira:

Biografia do Vice-Prefeito Antonio Maria Crispim.

ANTONIO MARIA CRISPIM, nascido 1º de maio de 1935, natural de União – PI, Filho de  Manoel Crispim de Sousa e Cezária Maria Rodrigues, casado com Maria da Conceição Ferreira Crispim, já falecida a qual tiveram 11 filhos, chegou ao município de Afonso Cunha em 1960, iniciando suas atividades profissionais na Junta de Serviço Militar do município.

Ingressou na vida pública pouco tempo depois fundando o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, liderando a oposição no Município num período de 16 anos. Em 1972, disputou sua primeira eleição para o cargo de Prefeito, onde não se elegeu. Em 1976, concorreu sua segunda eleição para o cargo de vereador onde foi o mais votado. 

Em 1986 apresentou como candidato a Prefeito o Sr Moacyr Bacelar Nunes, onde foi seu companheiro de chapa como Vice-Prefeito, não conseguindo se eleger. Em 1991, apresentou como candidata a prefeita a Sra. Tânia Cristine Ribeiro Bacelar Nunes, ocasião em que seu filho Antonio Maria Filho (ENO), era candidato a Vice-Prefeito, também não conseguindo se eleger. Em 1996, apresentou como candidato a Prefeito o Sr. Raimunilde da Silva Reis, sendo candidato a Vice-Prefeito, conseguindo vencer as eleições e ter o seu primeiro mandato de Vice-Prefeito.

Em outubro de 2000, assumiu o cargo de Prefeito concluindo inclusive o mandato de 1997-2000, devido a cassação do então Prefeito. Em 2000, já filiado no partido (PRB), apresentou como candidato a Prefeito o Sr. Mário César Bacelar Nunes, e sendo candidato a Vice-Prefeito do mesmo, onde ambos conseguiram sair vitoriosos.

Em 2004, apresentou seu filho Antonio Maria Filho como candidato a Vice-Prefeito na chapa do Prefeito e candidato a reeleição Dr. Mário Bacelar conseguindo a eleição e em 2008, voltou a concorrer ao cargo de Vice-Prefeito na chapa do candidato José Leane de Pinho Borges, para o mandato de 2009-2012, e em 2012 concorreu novamente ao cargo de Vice-Prefeito na reeleição de José Leane de Pinho Borges onde foi eleito ao quarto mandato de Vice-Prefeito 2013-2016.


Desde que aqui chegou, toda sua vida está ligada aos principais fatos públicos e políticos, tanto que foi condecorado com o Titulo de Cidadania Honorária, sobretudo por bons serviços prestados ao município de Afonso Cunha - Maranhão.