O Conselho Tutelar não possui um veículo exclusivo para realização de suas diligências (apenas ás sexta feiras) e falta freqüentemente por falta de combustível. A casa que foi alugada pelo Prefeito Municipal, que era apenas por 30 (trinta dias), está completando 2 (dois) anos e não atende as especificações mínimas para funcionamento do C.T. É necessária uma sala para reuniões sigilosas a fim de averiguar denúncias de maus tratos e tomadas de decisões dos Conselheiros.

“Foram expedidos vários ofícios ao governo municipal: Informando a falta de estrutura física do prédio onde deveria funcionar a sede do Conselho Tutelar; requerendo a reforma do prédio sede e material de expediente para o registro dos seus trabalhos” disse um conselheiro a nossa reportagem.

Foram realizadas duas reuniões com o Prefeito Municipal para a busca de soluções dos problemas apresentados e já conhecidos pelo gestor.

Foi feito um acordo (ajuste de conduta) com o Prefeito Municipal e os Conselheiros Tutelares perante a Promotoria de Justiça na cidade de Caxias-MA. Neste acordo ficou estipulado um prazo que se encerrou em outubro de 2014 UM ACORDO PERANTE A PROMOTORIA.

O Prefeito Municipal, junto com os Conselheiros Tutelares, fizeram uma visita ao antigo prédio do Conselho Tutelar, e nessa oportunidade, o referido gestor se comprometeu em começar a obra e entrega-la em duas semanas. Também esse prazo se encerrou e nada foi feito.


Por todo esse descaso do gestor municipal com relação ao Conselho Tutelar de Aldeias Altas, que, por causa dessa situação não pode desenvolver suas atividades, é que os Conselheiros Tutelares fizeram este protesto amparado pela Constituição Federal e pelo Bom Senso.