A Conferência está sendo realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo geral fortalecer os compromissos políticos com a promoção da melhoria na qualidade alimentar, garantindo o direito à alimentação adequada e saudável, além de assegurar a participação social e a gestão intersetorial na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Prefeito José Leane de Pinho Borges, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal Marcos Crispim e dos vereadores, Nó Cego, Disney Maia, Sandra Rodrigues e Fernanda Braga e dos Secretários Municipais, de Assistência Social Iolandra Costa, Agricultura Eno Crispim, Administração Zé Oton e demais autoridades, se faz presente, além de outros participantes que representam diferentes órgãos da administração municipal, como  representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. além de representantes do Governo do Estado do Maranhão.
Durante o evento estão debatidos e avaliados os principais avanços, dificuldades e outras questões relacionadas ao tema: comida de verdade no campo e na cidade. “Segurança Alimentar e Nutricional”. Todas as deliberações apresentadas serão debatidas em grupo e aprovadas em uma Plenária, Políticas públicas e normas para uma segurança alimentar e nutricional.

Logo após a Plenária haverá a eleição dos Delegados que representarão Afonso Cunha na Conferência Estadual, que só poderão candidatar-se mediante a comprovação de vínculo com alguma instituição que atue no município.