No Maranhão, mais de 16 mil jovens de cerca de 210 municípios já se inscreveram no projeto CNH Jovem, que viabiliza a carteira de habilitação a pessoas de 18 a 21 anos gratuitamente. Para somar a essa ação, a Prefeitura de Afonso Cunha, aderiu ao projeto do Governo do Estado e vai disponibilizar locais para inscrição, além de mobilizar em Afonso Cunha orientando e informando. A adesão foi firmada na tarde de quarta-feira (28), na sede da prefeitura, com a assinatura do termo de parceria entre representantes da Juventude Estadual e Municipal.

O prefeito José Leane de Pinho Borges, assinalou a avaliação positiva da ação, considerando a maior facilidade que estes jovens vão ter no mercado de trabalho. "Hoje, a maioria das empresas tem como exigência a primeira habilitação para jovens na faixa etária do programa e por se tratar de um documento de custo razoável, muitos são de baixa renda e não têm como adquiri-lo", pontuou o prefeito.

A mobilização dos jovens inicia ainda hoje (29), assim como a abertura do local de inscrição. "O Município vem para somar nos esforços de chamamento destes jovens e essa parceria é fundamental, considerando a importância social desta ação", continuou o prefeito.

As inscrições para o CNH Jovem estão abertas até dia 31 de julho e são feitas pelo site www.detran.ma.gov.br/cnhjovem O resultado será divulgado dia 12 de agosto, no mesmo portal.
No que se refere à mobilização, a estratégia será a busca pelos jovens nas unidades de ensino do Município, igrejas, grupo de jovens, grêmios estudantis e espaços afins. Uma equipe já foi definida para esse trabalho e a expectativa é de agregar vários jovens para fortalecer ainda mais o projeto.

Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública.


O custo atual de emissão de Permissão de Dirigir (PD) e CNH no Estado variam entre R$ 1.200 e R$ 1.600. Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil condutores são habilitados. A ação CNH Jovem tem parceria ainda com o Detran/MA.