Buscando proporcionar aos acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão a oportunidade de praticar seus conhecimentos e interagir com diferentes grupos sociais, o projeto Uema no Campo deu início às ações extensionistas no município de Afonso Cunha. O projeto agrega alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Letras, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Direito, Ciências Biológicas e químicas.
O Projeto proporcionou aos universitários a oportunidade de conhecer e sentir a realidade do estado do Maranhão, ao mesmo tempo em que realizou ações em proveito das comunidades. Por meio do Projeto, o município teve a oportunidade de receber professores e alunos universitários das diversas áreas de conhecimento, que somaram esforços com a prefeitura e as lideranças da comunidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população, a gestão pública, assim como as condições socioambientais e econômicas do município.
As atividades foram focadas em atender às necessidades da população mais carente no município de Afonso Cunha.
Foram organizadas diversas atividades, especialmente para as mulheres que vivem na zona rural. Foram ministrados os cursos de Produção Racional de Aves Caipira; de Elaboração de Produtos de Higiene; e o curso de Quintais Produtivos, voltados especificamente para esse público.
Ao final dos cursos foi realizada na quadra de esportes, uma gincana com distribuição de prêmios para as crianças, doados por comerciantes locais e com o apoio da prefeitura e secretaria municipal de educação.