A Prefeitura de Afonso Cunha, realizou hoje 23 de setembro a  I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu das 8 h às 14h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na praça da comunidade, centro.
A Conferência teve como objetivo debater e propor políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, com ênfase na erradicação da pobreza e no exercício da cidadania.
O evento, que teve como tema central “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, foi debatido nos seguintes eixos:
I – Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as Mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;
II – Estruturas institucionais e Políticas Públicas desenvolvidas para as Mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
III – Sistema político com participação das Mulheres e igualdade: recomendações;
IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
A programação da Audiência se deu com credenciamento; apresentação cultural; composição da Mesa Oficial; leitura e aprovação do regimento; palestra; debates; orientações para os grupos de trabalhos temáticos; apresentação e votação de propostas e escolha de Delegados para a Conferência Estadual.
A Conferência Municipal segue calendário do Governo Federal estabelecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O evento é considerado a instância máxima de deliberação e tem a atribuição de avaliar a situação das políticas públicas e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.
Esse momento propicia reflexão e discussão nas transformações sociais e é usado como estratégia na garantia de direitos das mulheres. A Conferência Municipal será preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre 15 e 18 de março de 2016.

Estiveram presente no evento ale da Secretária de Assistência Social Iolandra Costa, os secretários; José de Pinho (saúde), Eno Crispim (agricultura), José Oton (administração), Lenilson Borges (Obras) e os vereadores Marcos Crispim (presidente da Câmara) e Pedro Medeiros.